Que a indústria dos games sempre foi emergente no Brasil isso todos já sabem, mas os números estão cada vez mais expressivos e vemos como o hábito de jogar jogos digitais está enraizado na maioria dos lares brasileiros.
Só em 2022, 74,5% dos brasileiros afirmaram que costumam jogar, superando os últimos três anos. O público gamer está muito dividido, sendo 51% mulheres e 49% homens. Essa maioria feminina está diretamente relacionada ao mercado dos smartphones, pois 60,4% joga em dispositivos móveis. Já o público masculino prefere o console e o computador.
Foi observado também uma mudança no comportamento devido ao isolamento social. Em 2020, 57,1% dos jogadores afirmaram que os jogos digitais eram sua principal forma de diversão, em 2021 subiu para 68% e em 2022 foi para 76,5%.
Junto com o entretenimento, os jogos também podem impactar com outros aspectos sociais, culturais e de tendências. Todas essas informações recebidas de maneira direta ou indireta, podem influenciar as preferências, o consumo e o cotidiano desses jogadores.
O perfil do jogador brasileiro também é bem amplo, de diferentes idades, 36,9% afirmaram jogar todos os dias e 28,7% jogam entre três e seis dias por semana. E o interesse dos jogadores vai além do “start”, 83,5% assistem a conteúdos relacionados no Youtube e 37,4% já compraram camisetas dos seus jogos favoritos.
Mas mesmo com todo esse crescimento do consumo de jogos digitais no Brasil, grande parte dos usuários não se considera “gamer”. A pesquisa revelou que a maioria dos jogadores acredita que o gamer é jovem, conhece tudo sobre jogos e dedica muito tempo aos jogos.
Seja assumindo o manto gamer ou não, o brasileiro é apaixonado e não abre mão dos jogos eletrônicos quando quer se divertir. O mercado está crescendo, trazendo cada vez mais opções para todos os perfis.
Esperamos vocês no Universo Games na UCCONX!